sexta-feira, 29 de abril de 2011

Encontro da Terceira Idade

Encontro aproxima movimento sindical do poder público
27/04/2011


Está sendo realizado em Cáceres, no Mato Grosso, o Encontro Regional da Terceira Idade e Pessoas Idosas, entre os dias 26 e 27 de abril. O evento reúne aproximadamente 80 pessoas dos Pólos Sindicais da Baixada Cuiabana e Grande Cáceres.

Os principais temas em debate são os direitos e a rede de atendimento da pessoa idosa; a importância desse público para o movimento sindical; políticas públicas voltadas para o envelhecimento saudável e ativo; e mecanismos de denúncia que visam a proteção das pessoas idosas.

Para o secretário estadual da Terceira Idade, Neuzo Antonio de Oliveira, a organização desse público está avançando e a regionalização está sendo uma boa opção. “Conseguimos atingir mais pessoas e dá pra sentir um fortalecimento nessa organização da terceira idade”, comemora.

No primeiro dia do encontro, o secretário nacional da Terceira Idade da Contag, Natalino Cassaro, participou de um painel com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, com o coordenador estadual de Políticas para o Idoso do governo do estado e com um promotor público. O sindicalista afirma que esses eventos estão promovendo uma aproximação do movimento sindical com o poder público local. “Eu acho que está ajudando, faz essa aproximação de um com o outro e o respeito entre ambos, além de um diálogo muito mais aberto”, argumenta.

Agora, Cassaro deixa o alerta de que o poder público tem como desafio preparar o país para adequá-lo ao aumento da população idosa. “O governo federal, o governo estadual e o governo municipal não estão preparados para trabalhar e atender a terceira idade. Essa população está crescendo muito rápido e ninguém está preparado pra isso.”

A noite desta terça-feira (26) contou com o lançamento estadual da Marcha das Margaridas. Foi uma noite cultural com apresentações de arpas paraguaias e cantores da cultura local.

Revista – O diretor da Contag também distribuiu exemplares da segunda edição da Revista da Terceira Idade. Cassaro disse que os trabalhadores e trabalhadoras rurais idosos(as) elogiaram o material. “Com a revista, eles começam a conhecer os companheiros dos outros estados, se integram à discussão, tem um documento na mão para consultar e se sentem mais valorizados. Outro benefício é que eles ficam sabendo do trabalho realizado por outros estados e podem pegar como exemplo para a sua região também”, explica o sindicalista.

A Revista da Terceira Idade será lançada oficialmente durante o Grito da Terra Brasil, em meados de maio. A publicação foi elaborada pela Secretaria Nacional da Terceira Idade com o apoio da Assessoria de Comunicação da Contag.
Fonte: Agência Contag de Notícias - Verônica Tozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário